19,608,203 views 3,193 on YTPak
3,053 2,111

Published on 05 Jul 2010 | over 6 years ago

por Allan Bratfisch

Ao abandonar seu namorado -- Marcus -- numa festa, a jovem Alex decide ir embora sozinha. Porém, no trajeto ela sofre um estupro o que deixa o namorado cego por vingança.
A trama, entretanto, poderia ser mais um clichê sobre vingança, mas o diretor Gaspar Noé não permite que isso aconteça. Através das imagens, Gaspar consegue criar um desconforto nauseante nos espectadores. Além disso, estabelece um desentendimento onde o espectador indaga quem é quem, por que aconteceu aquilo, onde eles estão e como chegaram até lá. As respostas, no entanto, só chegam ao início do filme, ou melhor, no final de irreversível.
As revelações se desenrolam no decorrer de cada cena. Contudo, ao apreciá-las, apenas iremos entendê-las após assistimos a seguinte -- o que seria óbvio, mas não é --, no qual seria o passado da anterior. Outra relevância na direção de Noé se faz justamente no comportamento humano. Por exemplo, como um personagem simples e amável pode virar um "animal" a ponto de querer matar um sujeito a qualquer custo. No drama, portanto, Marcus aparece primeiramente transtornado e com sede de vingança. E, depois o assistimos como um romântico.
Irreversível ainda destaca duas cenas que podem revoltar ou extasiar qualquer cinéfilo. A primeira trata-se duma briga que acontece dentro de uma boate gay. A outra é a cena de estupro que envolve a atriz Mônica Bellucci numa atuação impecável. Todavia, o filme se revela posteriormente romântico e belo, imperdível.
Filme: Irreversível (Irreversible)
Diretor: Gaspar Noé
Gênero: Drama
Distribuidora: Lions Gate Films Inc.
Ano: 2002
País: França
Duração: 99 min.

Loading related videos...